Como é realizada a cirurgia de retração de gengiva?

O que é retração de gengiva?

De uma forma geral, a retração da gengiva consiste em um deslocamento excessivo dos tecidos gengivais, que por sua vez, deixam a raiz dentária expostas. Há diversos fatores que podem desencadear uma retração, como por exemplo: falta de técnica na hora da escovação (exercer força demasiada), o mal posicionamento dentário, aglomeração bacteriana e tipo de tecidos gengivais.

Esse distúrbio, além de afetar de forma significativa a aparência estética do paciente, ainda contribui para a sensibilidade excessiva, inflamações da gengiva, aglomeração bacteriana e em casos mais graves, pode ocorrer a perda de componentes ósseos e dentários.


Como é realizada a cirurgia de retração de gengiva?

A cirurgia de retração de gengiva consiste em um procedimento simples, durando em média 2 horas e visa reestruturar os tecidos gengivais. Esse processo pode acontecer por meio de enxertos ou o reposicionamento da gengiva.
O tempo de recuperação varia entre 72h e uma semana, nos primeiros dias é necessário que o paciente consuma alimentos leves e pastosos. Além disso, é essencial seguir todas as recomendações do dentista e se atentar em alguns cuidados especiais, como por exemplo: evitar tomar sol excessivo, manter a higienização dentária e alimentação saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber sobre implantes dentários quanto custa?

Bichectomia: O procedimento para afinar o rosto

Escolha o aparelho ortodôntico interno.