Você sabe o que é cirurgia ortognática?

A desarmonia facial afeta de forma significativa a autoestima, bem-estar e qualidade de vida do paciente. Quando essa disfunção deriva de uma desarmonia óssea, os sintomas são piores, comprometendo a aparência dentária, dos maxilares, mandíbulas, queixos e também a mastigação, fala e fonação.

Os procedimentos da especialidade odontológica de cirurgia e traumatologia bucomaxilo juntamente com a ortodontia estão cada vez mais inovadores, com o objetivo de corrigir essas imperfeições e contribuir com melhorias funcionais e estéticas.





O que é cirurgia ortognática?

De uma forma geral, a cirurgia ortognática consiste em um procedimento que visa corrigir imperfeições relacionadas com o posicionamento das maxilas e da mandíbula. O tratamento é realizado em conjunto com a ortodontia, ou seja, com o uso de aparelhos dentários.


O momento em procurar um profissional odontologista é uma das maiores dúvidas dos pacientes, isso porque características que a princípio parecem próprias do indivíduo adquiridas de nascença, podem ser malformações que na verdade estão prejudicando os aparelhos funcionais e outras demandas do organismo.


Como é realizado a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é realizada pelo especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo em ambiente hospitalar com anestesia geral. Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, não deixando nenhum tipo de cicatriz na face do paciente. Todo o tratamento dura em torno de 2 a 4 horas, o paciente é liberado no mesmo dia e é necessário respeitar o período recuperatório.
Tanto antes, quanto depois do procedimento cirúrgico o paciente utiliza o aparelho odontológico, sendo parte do tratamento ortodôntico e é a peça responsável pela correção do posicionamento dentário.

Quais os cuidados necessários antes e depois cirurgia ortognática?


Após o procedimento, é de suma importância que o paciente siga todas as orientações estipuladas pelo odontologista e se atente à alguns cuidados especiais, tais como: manter os dentes sempre bem higienizados, manter uma dieta saudável e respeitar o período recuperatório (repouso e ingestão de medicamentos).
Qualquer anormalidade ou sintoma incomum deve ser reportada ao profissional odontologista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber sobre implantes dentários quanto custa?

Bichectomia: O procedimento para afinar o rosto

Escolha o aparelho ortodôntico interno.