Você sabe o que é tratamento do canal dental?

A qualidade de vida dental está diretamente relacionada com a saúde e bem-estar da arcada dentária. Quando um dente é afetado por alguma doença endodôntica ou periodontal, toda a saúde do paciente é prejudicada. Por isso, é essencial que o paciente esteja sempre atento a possíveis sintomas e realizar consultas frequentes com o dentista, prevenindo problemas dentários e contribuindo para a qualidade de vida.

Mas, afinal, você sabe o que é uma doença endodôntica?

Apesar da palavra ser complexa e possuir uma pronúncia levemente complicada, a endodontia é simples. Trata-se de uma especialidade odontológica que identifica e cuida de problemas relacionados com a polpa dentária. Por sua vez, a polpa consiste em um tecido fino formado por vasos sanguíneos e nervos, localizada na parte mais profunda do dente e coberta pela dentina. Essa área é responsável pela vitalidade dental.

Há diversos fatores que podem desencadear um problema endodôntico, como por exemplo: aglomerações bacterianas que desgastam o dente expondo o tecido, quebras, trincas e perdas de materiais dentários. Esse problema é perceptível através de alguns sintomas, tais como: sensibilidade excessiva, dificuldades em mastigar, dores no dente afetado e nos dentes adjacentes. Logo nos primeiros sinais de que algo não vai bem, é de suma importância que o paciente procure o auxílio de um profissional.



Você sabe o que é um tratamento de canal?

O tratamento de canal dental trata-se de um procedimento que tem por objetivo recuperar o dente cuja polpa foi afetada sem a necessidade de extração. O primeiro passo para o tratamento consiste na avaliação do dentista, que definirá a melhor forma de tratar o problema visando sempre o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

O tratamento em si é um processo simples. O profissional retira os tecidos afetados e realiza uma limpeza completa no dente, eliminando todos os materiais infeccionados. Depois disso, o procedimento é finalizado com o auxílio de uma massa obturadora. Após o tratamento, é essencial que o paciente siga todas as orientações do odontologista, respeitando o tempo de repouso, ingestão de medicamentos e o período recuperatório. Qualquer anormalidade deve ser reportada ao profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber sobre implantes dentários quanto custa?

Bichectomia: O procedimento para afinar o rosto

Escolha o aparelho ortodôntico interno.