O bruxismo tem tratamento?

O hábito de ranger ou pressionar os dentes não é apenas uma mania, é uma prática que pode afetar de forma significativa o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. De uma forma geral, o bruxismo consiste em um transtorno disfuncional caracterizado exatamente pelo hábito de ranger os dentes. Há dois tipos de bruxismo, o mais comum é o transtorno que se manifesta durante a noite, chamado também de bruxismo noturno. Além disso, há o briquismo ou bruxismo diurno, que é o transtorno que se manifesta durante o dia.


Quais as causas do bruxismo?

O aparecimento do bruxismo geralmente está diretamente relacionado com estresse, transtornos psicológicos, problemas patológicos, problemas neurológico e até mesmo a mal oclusão dental. Os sintomas mais comuns do bruxismo são: dores de cabeça, dores e zumbidos no ouvido, dores nos maxilares, dificuldades em utilizar os aparelhos funcionais e dores nos dentes.

O bruxismo tem tratamento?

Para quem deseja saber se o bruxismo tem tratamento aqui vai uma boa notícia: Sim, o problema funcional tem tratamento e consiste na utilização de uma placa confeccionada de silicone ou acrílico. Esse artefato visa amenizar os impactos dos dentes, preservando os componentes dentais e aliviando os sintomas.

Além disso, pode ser necessário a ingestão de alguns medicamentos analgésicos para amenizar os sintomas e até mesmo terapias funcionais, que visam reabilitar os aparelhos funcionais do paciente. Porém, esse tipo de tratamento varia de acordo com a necessidade do individuo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber sobre implantes dentários quanto custa?

Bichectomia: O procedimento para afinar o rosto

Escolha o aparelho ortodôntico interno.