Entenda como funciona a cirurgia ortognática para apneia do sono

O famoso ronco, ao contrário do que grande parte da população imagina, não é apenas uma prática de quem dorme muito cansado ou até mesmo carência de cuidados por parte do paciente, mas, também pode ser um sinal claro de apneia do sono.

De uma forma geral, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), conhecida popularmente como apneia do sono, consiste em uma momentânea parada na respiração do paciente durante o sono. Essa parada ocorre por aproximadamente 10 segundos e está diretamente relacionada com a obstrução das vias aéreas superiores. O ronco é caracterizado pelo esforço inconsciente que o individuo faz para voltar a respirar. 

Os sintomas mais comuns da síndrome são: sono em excesso durante o dia, mudanças constantes de humor, dores de cabeça ao acordar, dificuldades de concentração e até mesmo hipertensão ou policitemia em casos mais graves.


Como é tratada a apneia do sono?

O diagnóstico da síndrome é realizado com o exame de polissonografia e o tratamento varia de acordo com o nível da disfunção do paciente. O primeiro passo é caracterizado por algumas mudanças de hábitos por parte do individuo, tais como: praticar atividades e exercícios físicos, evitar o consumo de bebidas que contenham café, bebidas alcoólicas e cigarros, dormir ao menos 8h por dia e evitar deitar de barriga para cima ou para baixo.

A cirurgia ortognática para apneia do sono consiste em um processo satisfatório, isso porque o tratamento visa corrigir o posicionamento dos maxilares, melhorando assim os aparelhos responsáveis pela respiração. Para um melhor diagnóstico, é essencial que o paciente procure auxílio profissional, agende já a sua avaliação através do Sorriso Ideal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber sobre implantes dentários quanto custa?

Bichectomia: O procedimento para afinar o rosto

Escolha o aparelho ortodôntico interno.